logo IMeN

Suplementação nutricional em Hospitais

Suplementação Nutricional em hospitais

 

Dr. Daniel Magnoni

O estado nutricional de um indivíduo é determinado entre o que ele ingere e o que gasta, determinando o balanço energético e metabólico. A alimentação balanceada determina a oferta de nutrientes suficiente para a manutenção do equilíbrio nutricional do organismo.

No ambiente hospitalar, encontramos o desequilíbrio representado por uma alta prevalência de desnutrição com consequências como o aumento da morbidade e mortalidade, maior tempo de hospitalização com aumento dos dos custos.

A suplementação oral, pode ser parte do tratamento e está indicada naqueles com ingestão alimentar abaixo das necessidades nutricionais, ou em ações de nutrição individualizada.

Inúmeras evidências científicas demonstram que o estado nutricional interfere diretamente na evolução clínica, sendo a equipe transdiciplinar a melhor opção no seguimento desses pacientes. (1).

Vários estudos em ambiente hospitalar demonstram que a suplementação oral tem efeito sinérgico à terapêutica, pacientes que receberam suplementação oral, mostram melhora do estado nutricional e aumento do ganho de peso quando comparados com o grupo que recebeu somente alimentação usual (2) O suplemento nutricional não reduz o apetite, pode ser inserido nos períodos entre as principais refeições podendo ser efetivo no tratamento de pacientes com redução do apetite, deprimidos e idosos.(3)

Sua utilização domiciliar pode ser importante no manuseio clínico do ganho de peso e na facilitação social ao aumento da ingesta e redução de tempo e trabalho de cuidadores, nesse aspecto os pacientes previamente desnutridos, com IMC abaixo de 20, são os mais beneficiados.(4)

1) National Collaborating Centre for Acute Care. Nutrition Support for adults oral nutrition support, enteral tube feeding and parenteral nutritions. Methods, evidences & Guidence. February 2006

2) Stratton RJ, Elia M. How much undernutrition is there in hospital? British Journal of Nutrition 2000;84(3):257-259..

3) Stratton RJ, Green CJ, Elia M. Disease related malnutrition: an evidence based approach to treatment. Oxford: CABI Publishing. 2003

4) Stratton RJ, Elia M. Critical, systematic analysis of the use of oral nutrition supplements inthe community. Clin Nutr 1999;18(Suppl 2):29-84.



 

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br