Famoso no mundo fitness, o suco detox é conhecido por fazer milagres.
Segundo as falácias da internet, ele possui diversos benefícios, podendo atuar tanto na desintoxicação do organismo como também promover um emagrecimento rápido e eficaz.
Basicamente, os sucos detox são feitos a partir de frutas, verduras e legumes, onde podemos encontrar uma infinita variedade de receitas, cada qual com sua suposta função e efeito favorável para manutenção da saúde.
Entretanto, já é mais do que estabelecido no contexto da saúde e nutrição, que não existem “super alimentos”, capazes por si só de exercerem resultados na prevenção, tratamento ou cura de doenças, nem mesmo atuar “retirando impurezas” ou possibilitando a perda de gordura em curtos períodos de tempo.
A palavra “detox” é utilizada erroneamente por uma grande parcela de pessoas, dando a falsa ilusão de que este seja um processo simples e regulado pela mera ingestão de um suco rico em nutrientes.
É preciso deixar claro que o nosso próprio organismo possui a capacidade de realizar eliminação de substâncias indesejadas, por meio de processos fisiológicos refinados. Obviamente, alguns nutrientes auxiliam neste processo, mas de modo secundário.
Além disso, o emagrecimento é um tema complexo, que envolve múltiplos fatores em sua etiologia e não pode ser tratado de maneira tão simplista.
Dada as considerações, vale ressaltar que este tipo de suco pode ser uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras na alimentação, componentes fundamentais para uma nutrição adequada.