A banana é certamente uma das frutas mais queridas pelos brasileiros. Prática, gostosa e com preço que cabe no bolso, tem sempre um espaço reservado na lista da feira ou hortifruti. É uma ótima fonte de energia e contém boas quantidades de nutrientes como potássio, magnésio, vitaminas A e do complexo B. Ainda, é fonte do aminoácido triptofano, conhecido por ser precursor da serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar.
São vários os tipos de bananas disponíveis para o consumo.
Banana nanica: Possui sabor bem adocicado e textura macia. Seu formato é mais alongado e curvado. Embora muitos digam que a banana nanica tem efeito laxativo, uma unidade média de 80 gramas da fruta possui apenas 1,5 gramas de fibra na composição.
É uma ótima opção para substituir ovos em receitas veganas. Mas fique atento: elas amadurecem rápido!
Banana prata: Este tipo é um pouco menor do que a banana nanica, com formato praticamente reto e extremidades bem pronunciadas. Tem consistência mais firme e sabor menos doce, levemente ácido, demorando mais tempo para amadurecer.
Essa variedade, ao contrário da nanica, é evidenciada nos casos de controle da diarreia, o que pode ser justificado pelo seu baixo teor de fibras: em uma banana prata média, encontramos somente 0,8 gramas, no qual grande parte corresponde às fibras solúveis (associadas ao retardo do trânsito intestinal).
Banana da terra: Variedade com frutos grandes, polpa consistente e com elevada quantidade de amido na composição. Por este motivo, geralmente é consumida assada, frita ou cozida, em receitas salgadas devido a menor doçura.
Banana ouro: É um dos menores tipos de banana, com tamanho de cerca de 10 cm. Detém aroma e sabor doce, com formato arredondado.
Bônus – Banana verde: Embora no geral as bananas não sejam fontes abundantes de fibras na dieta, a banana verde tem sido evidenciada como um possível agente terapêutico nos casos de constipação. Devido ao alto teor de amido resistente (74% da composição), a banana verde colabora com o aumento do bolo fecal e redução do tempo de trânsito intestinal, atuando no tratamento da constipação.