O betacaroteno é uma substância do grupo dos carotenoides e participa da nossa saúde principalmente como um dos precursores da vitamina A e também como um antioxidante, capaz de auxiliar e proteger o organismo dos danos causados pelo estresse oxidativo.
O betacaroteno está presente na alimentação em alimentos de origem vegetal, como vegetais folhosos verdes-escuros, frutas e vegetais alaranjados como a batata doce, laranja, cenoura e manga.
Quando consumido através de alimentos, dificilmente as quantidades de betacaroteno serão suficientes para provocar reações tóxicas, ainda que esse excesso possa ser armazenado na camada de gordura que fica sob a pele, tornando sua coloração alaranjada.

Por outro lado, o consumo de carotenoides em altas quantidades através de suplementos pode alcançar doses toxicas e nocivas para a saúde. Ainda que o betacaroteno possua atividade antioxidante quando consumido em quantidades adequadas, em excesso ele apresenta efeito oposto, ou seja, se torna pró-oxidante, estimulando a produção de radicais livres e aumentando o risco de doenças.
*Isso reforça a importância de procurar sempre um adequado acompanhamento profissional para verificar a real necessidade do uso de suplementos obtendo a prescrição correta e o período ideal de uso.*