Atualmente não existe um exame específico que determine se o paciente tem ou não a doença de Crohn, como os sintomas se assemelham aos de outras doenças infecciosas do intestino, a avaliação clínica do médico é fundamental, avaliando a análise do histórico do paciente, exames físicos e laboratoriais.
Para localizar áreas afetadas pela doença é necessário realizar exames de imagem como ressonância magnética, endoscopia digestiva, colonoscopia com biopsia, tomografia e raios X do trânsito intestinal.
Como modo preventivo, é importante ter uma alimentação saudável balanceada, evitar comidas gordurosas de origem animal e incluir mais alimentos ricos em fibra.
As recomendações de quase todas as sociedades científicas colocam entre 3 a 5 porções de frutas, legumes ou verduras por dia como o mais correto.
A pratica de atividades físicas regularmente e não fumar são hábitos que ajudam no controle da doença.
*A doença de Crohn não tem cura.* Medicamentos como esteroides clássicos (anti inflamatórios) e imunossupressores atuam nos momentos de crise e devem ser associados à sintomáticos. Alguns trabalhos mostram melhora sintomática com o uso constante de probióticos.