Índice de Saúde da Próstata (PHI, do inglês Prostate Health Index) é um teste inovador para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, baseado na dosagem de três diferentes formas da molécula do PSA (PSA Total, PSA Livre, e p2PSA).

É um exame de sangue, que pode ser indicado para homens com idade acima dos 50 anos, sem alteração no exame de toque retal da próstata e com valores de PSA elevados (Antígeno Prostático Específico).

Os antígenos, do PSA, são moléculas produzidas pela próstata. Geralmente apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático, prostatites, relação sexual recente ou traumas na região prostática (andar a cavalo, bicicletas etc).
O PHI foi instituído no Brasil com a intenção de evitar biópsias desnecessárias, muitas vezes realizadas pelos falsos-positivos apresentados pelo exame de PSA. Estudos revelam que em média, 75% das biópsias de próstata retornam negativas.
*O teste de PHI, oferece maior segurança pois evita que o paciente venha a utilizar uma opção mais invasiva e agressiva para a possível identificação de alguma doença.*
Além do PSA e do PSA livre, dosados nos exames atuais, ele analisa uma terceira molécula da família, o P2PSA, esta mais ligada aos casos de tumores malignos.
O PHI ajuda também a flagrar as versões mais perigosas da doença. Geralmente, quanto maior o resultado do PSA, mais elevado é o risco de câncer, daí a indicação para o exame de biopsia.
Os benefícios do teste de PHI, são:
-Teste realizado em amostra de sangue, sem necessidade de procedimentos mais invasivos;
- Avaliação mais confiável e alta sensibilidade da probabilidade do câncer de próstata;
- Três vezes mais específico do que o exame de PSA Total;
- Auxilia o médico na indicação mais específica para a realização da biópsia de próstata, evitando procedimentos invasivos.

PHI – Índice de Saúde da Próstata – pode ser utilizado para classificar apropriadamente os pacientes em probabilidades baixas, moderadas e altas apropriadas do câncer de próstata encontrado na biópsia.
As faixas de PHI resultantes têm sido associadas com aumento das probabilidades de câncer de próstata.

Os números que correspondem a essa probabilidade, são:
BAIXO RISCO
inferior a 2,1 ng/mL
MÉDIO RISCO
2,1 a 4,0 ng/mL
ALTO RISCO
superior a 4,0 ng/mL

Caso o resultado do seu teste do Índice de Saúde da Próstata (PHI) for baixo e outros indicadores clínicos sugerirem que o seu risco de câncer é baixo, são mínimas as chances do médico especialista solicitar a realização de uma biópsia, para investigar se há a presença de células cancerígenas.
Mas, se o resultado do seu teste do Índice de Saúde da Próstata (PHI) for alto e o seu médico estiver preocupado a respeito de outros fatores de risco, uma biópsia de próstata, ultrassonografia da próstata, ressonancia de prostata e o exame retal poderão ser recomendados.
fontes: HIAE; Fleury; Hermes Pardini