O figo é um fruto comum da região da Europa e Oriente Médio, com achados indicando seu cultivo e consumo como alimento e, até mesmo como medicamento, em datas anteriores a 7500 a.C.
Essa fruta chegou às Américas através dos navegadores europeus, e atualmente é produzido em todos os continentes, sendo uma das frutas mais exportadas pelo Brasil, produzida principalmente nas regiões sul e sudeste. Por aqui, o figo é comumente consumido in natura, mas pode ser desidratado, utilizado em compotas, cristalizado e até mesmo em bebidas fermentadas.
*Em termos nutricionais, o figo possui cerca de 41kcal a cada 100g de fruta in natura, sendo pobre em proteínas e gorduras, mas possuindo cerca de 10,2g de carboidratos.*Também possui minerais como magnésio, fósforo e potássio, importantes para a saúde de ossos e músculos, e fitoquímicos, como as antocianinas, com alta capacidade antioxidante, que combatem os efeitos dos radicais livres e do estresse oxidativo, contribuindo na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento.