O carboidrato é o macronutriente mais relacionado ao fornecimento de energia para as células, e sua família é dividida em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como açúcares ou carboidratos simples, enquanto o último é conhecido como carboidrato complexo, englobando as fibras e os amidos. Vamos falar um pouco mais sobre eles:
- Monossacarídeos: existem três tipos de monossacarídeos - glicose, frutose e galactose - todos com a mesma composição molecular (seis carbonos, 12 hidrogênios e seis oxigênios), diferindo apenas no modo como as moléculas estão organizadas. Apesar de parecer pouca diferença, ela já é suficiente para que cada monossacarídeo tenha um nível diferente de dulçor, sendo a frutose o mais doce.
- Dissacarídeos: são ligações de dois monossacarídeos, sendo três mais presentes na alimentação: maltose, sacarose e lactose.
- Polissacarídeos: compostos por muitas ligações de monossacarídeos, é nesse grupo que estão incluídos o glicogênio, o amido, maltodestrina e as fibras.
A maltodestrina em particular, é um polissacarídeo que é usado como aditivo alimentar. Ele tem 4 calorias por grama, o mesmo que o açucar simples ou qualquer outro carboidrato. Devido à sua estrutura química, não causa o mesmo pico de glicose no sangue como o monossacarídeo.
Cada tipo de carboidrato possui sua própria função nos alimentos e no nosso organismo. A sacarose, por exemplo, é o açúcar de mesa, usado para adoçar os alimentos, enquanto o glicogênio é utilizado no corpo como reserva de energia.
É importante que cada tipo de carboidrato seja consumido de forma equilibrada no dia a dia, dando preferência aos carboidratos complexos, que são absorvidos de maneira mais lenta na digestão e não elevam a glicemia de forma brusca.
Os carboidratos simples também tem seu papel, seja no fornecimento rápido de energia durante um exercício ou como ingrediente em alguma receita de família.
Desse modo, é importante compreender que os carboidratos são uma categoria de grande variedade, com cada um tendo seu papel a ser desempenhado dentro da nossa saúde.