No passado consideravamos o valor de glicemia acima de 100 e abaixo de 120 um resultado normal.
Nessa época, orientavamos o controle periódico laboratorial e mudanças no estilo de vida.
No diagnóstico e controle da Diabetes, a avaliação da glicemia de jejum (8 a 12 horas) é um exame adequado para conhecer o nosso perfil de glicemia e de resistencia à insulina. Deve ser inferior a 100mg/dl.
No entanto, muitas vezes precisamos associar a dosagem da hemoglobina glicada, que avalia a média da glicemia nos últimos 21 dias. Com isso teremos uma maior acurácia no diagnóstico. Podemos complementar com a dosagem de insulina com cálculo do índice HOMA e glicemia pós prandial (duas horas após o almoço).
O tratamento correto indica redução de peso e orientação nutricional com restrição calórica global, baixo consumo dos carboidratos simples, o famoso açucar comum. Os carboidratos complexos, existentes nas frutas, mel e sucos tambem devem ser reduzidos.
A atividade física de 3 a cinco vezes por semana, mesclando exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta e corrida) deve ser uma constante.
No controle do sobre peso e da obesidade devemos, muitas vezes, associar medicamentos para reduzir a fome e aumentar a sensação de saciedade, com isso, diminuindo nossa ingestão de alimentos.
Atenção também nos resultados laboratoriais do colesterol e frações, ácido úrico, função renal e hepática, bem como, exames que avaliam a "inflamação" como um todo.
A Diabetes é um dos mais importantes "fator de risco" para a doença cardiovascular e deve ser controlada de forma eficaz.