O comer em grupo pode ser uma atividade social benéfica para idosos, pois pode promover interação social, proporcionar companhia e apoio emocional, além de melhorar o apetite.
*Seria isso uma verdade Absoluta?*
A falta de interação social e a solidão na terceira idade podem estar associadas a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Não há evidências de que doenças demenciais, como a doença de Alzheimer, reduzam diretamente a incidência em pessoas que comem em grupo, por outro lado, é possível que os sintomas da doença, como a perda de memória e a desorientação, possam levar a uma maior dificuldade em participar de atividades sociais, incluindo refeições em grupo.
Além disso, a progressão da doença pode levar a uma maior dependência de cuidadores e a necessidade de cuidados especializados, o que pode limitar a capacidade de um indivíduo de participar de atividades sociais.
Ainda assim, é importante lembrar que a saúde mental de um indivíduo é afetada por uma variedade de fatores, incluindo a sua genética, desta forma, o comer em grupo, por mais que pareça adequado, deve ser avaliado caso a caso.