Existem diferentes tipos de jejum intermitente, que variam na duração dos períodos de jejum e nos intervalos entre eles. Alguns dos tipos mais comuns de jejum intermitente incluem:
Jejum de 16/8:
Também conhecido como método Leangains, envolve um período de jejum diário de 16 horas, seguido por uma janela de alimentação de 8 horas. Durante a janela de alimentação, você consome todas as suas refeições e calorias do dia.
Jejum de 5:2:
Nesse método, você mantém uma alimentação normal durante cinco dias da semana e, nos outros dois dias, reduz significativamente a ingestão calórica, geralmente para cerca de 500-600 calorias por dia.
Jejum de 24 horas:
Também conhecido como "um dia inteiro de jejum", esse método envolve fazer um jejum completo por 24 horas, uma ou duas vezes por semana. Por exemplo, você pode jantar em um dia e depois jejuar até o jantar do dia seguinte.
Jejum em dias alternados: Nesse método, você alterna entre dias de jejum e dias de alimentação normal. Durante os dias de jejum, a ingestão de calorias é drasticamente reduzida ou nula.
Jejum 12/12:
Esse método é um dos mais simples e envolve um jejum diário de 12 horas, seguido por uma janela de alimentação de 12 horas. É comum pular o café da manhã e fazer a primeira refeição ao meio-dia.
Em qualquer tipo ou modalidade de jejum intermitente é essencial garantir que você esteja obtendo os nutrientes adequados durante os períodos de alimentação e manter-se hidratado durante os períodos de jejum.