Investigar as causas da queda de cabelos são um desafio da clínica médica e constantes no dia a dia dos consultórios
A queda de cabelo pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo genética, hormônios e saúde geral. Em alguns casos, a suplementação de vitaminas e minerais pode ser benéfica, mas isso depende da causa subjacente da queda de cabelo.
A suplementação de zinco pode ser benéfica se a queda de cabelo estiver relacionada a uma deficiência desse mineral, mas é importante não tomar suplementos sem orientação médica, pois o excesso de zinco pode ser prejudicial.
Muitas vezes são indicadas massagens no couro cabeludo que podem melhorar a circulação sanguínea e a saúde do cabelo, mas não são um tratamento isolado para a queda de cabelo. Elas podem ser usadas como parte de uma abordagem de cuidado com o cabelo.
A pele oleosa não é diretamente relacionada à queda de cabelo, mas condições como a dermatite seborreica (caspa) podem afetar a saúde do couro cabeludo e, em alguns casos, levar à queda de cabelo.
Dessa forma, a melhor investigação pede uma grande avaliação individual (antecedentes pessoais e familiares), critérios metabólicos (diabetes, ácido úrico e triglicérides elevados)  e hormonais (hipotiroidismo, insuficiência hipofisária).
Desta forma, investigação séria e baseada em referencias científicas.