Os alimentos
ultraprocessados fazem parte de um grupo de comidas e bebidas – que são produzidos a partir de uma quantidade muito pequena de produtos in natura. A maior parte de sua composição é de aditivos e substâncias envolvidas com conservação e intensificação do sabor.
A grande parte dos aditivos são os corantes, aromatizantes, espessantes e outros que têm como objetivo fazer um produto parecer como alimento natural, tendo muito pouco deste alimento em sua composição. Em geral, os ultraprocessados também contém diversos ingredientes que são usados exclusivamente na indústria alimentícia, ou seja, não são comuns aos preparos em casa.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a dica prática de identificar se um alimento é ultraprocessado ou não é consultar a lista de ingredientes que, pela legislação do Brasil, deve constar no rótulo dos produtos.
Se a lista for grande, com mais de cinco ingredientes, já é possível desconfiar que aquele é um ultraprocessado. Além disso, observe também se há presença de itens com nomes que não são familiares e que não são usados nos preparos culinários em casa.
fonte:
Barbara Giovani in www.uol.com.br
Prof. Dr. Carlos Monteiro - USP