Veja 8 dicas para estimular e mudar o paladar de crianças ou adultos / idosos.
As vezes temos idosos em casa que apresentam anorexia, desnutrem e desidratam
• Prato colorido: Um prato colorido e recheado de nutrientes é melhor para a saúde das pessoas e também estimula a visão, dando uma sensação gustativa diferente e estimulando o ato de comer.
• Textura dos alimentos: As crianças gostam de tocar nos alimentos e sentir a textura. Para os adultos, a crocância é uma forma de estimular o paladar. É importante sempre ter essa variedade dentro do prato, combinando alimentos mais moles, alguns mastigáveis e outros com crocância. Isso não significa fritura: croutons ou amêndoas são boas opções. Idosos, as vezes, tem dificuldade de mastigação, cuidado com alimentos de textura muito endurecida.
• Temperatura ideal: — Muitas pessoas não gostam de comer saladas e frutas porque são alimentos frios. Então é importante pensar em alternativas. Por que não fazer uma banana assada, ou maçã cozida com canela? Outra questão é a temperatura do ambiente em relação à comida. Não é aconselhável e nem prazeroso tomar sopas e caldos no calor ou saladas no frio. É preciso ter harmonização para o paladar se adequar ao alimento.
• Fugir do amargo: De acordo com os especialistas, o amargo remete a toxinas e venenos. O que faz os bebês, principalmente, terem aversão a ele. Os especialistas sugerem que eles alimentos com esse sabor sejam mais cozidos ou misturados a ingredientes agridoces.
• Sem comida seca: A sugestão é incluir no prato alimentos mais frescos, como tomates ou pepinos, ou que a refeição seja servida com molhos, caldos (como feijão), purês e cremes, além das bebidas.
• Criatividade: É necessário consumir cinco porções do reino vegetal por dia, como frutas, legumes e verduras, porém, por falta de costume, muita gente não gosta delas. É preciso ter criatividade na hora de preparar e servir.
• Não desistir: É comum não gostar de um alimento da primeira vez, porque é algo novo. Mas tente comer mais vezes. O paladar acaba se acostumando com o gosto depois de 15 a 20 vezes de repetição. E tudo bem se no final você de fato não gostar daquele tipo de comida, mas não deixe de tentar dezenas de vezes.
• Começar cedo: Quanto mais cedo começar a experimentar novos sabores e novos alimentos melhor, pois na infância, o paladar ainda não está estabelecido. E combata preconceitos: “não como porque é verde, ou porque é frio, ou porque não gosto do sabor”, é importante sempre estar aberto ao novo.
Fonte:
Jornal O Globo - 03/12/2023
Por Eduardo F Filho