Com a atual pandemia do COVID-19 (Corona vírus), muito tem se falado sobre imunidade e como potencializa-la para evitar a contaminação com o vírus.
O fato é que nenhum alimento por si só é capaz de realizar milagres e melhorar a imunidade, muito menos de um dia para o outro.
O papel da nutrição em um melhor desempenho do sistema imunológico vai muito além disso, sendo um processo contínuo e construído ao longo do tempo.
Uma alimentação balanceada, com a ingestão correta tanto de macro (proteínas, carboidratos e gorduras) como de micronutrientes (vitaminas e minerais) é essencial para a manutenção adequada das defesas do organismo.
Em especial, alguns nutrientes como a proteína, vitaminas A, C e D, minerais  como ferro, zinco, selênio, e probióticos  são importantes reguladores das funções metabólicas relacionadas à imunidade.
Quadros de deficiência destes nutrientes, principalmente a proteína, podem prejudicar tanto a resposta imune adaptativa quanto a inata (propria da pessoa), interferindo negativamente em aspectos como: Menor produção de células relacionadas à resposta imunológica, por exemplo, macrofagos e anticorpos; Redução de citocinas (moleculas que atuam nas funções celulares); Déficit no sistema antioxidante (bloqueio dos famosos radicais livres);  Diminuição da capacidade fagocitária de neutrófilos (englobar e inativar os agressores).
Por isso, assim como qualquer outro nutriente, esses "protetores da imunidade" devem ser ingeridos nas quantidades corretas.
Os produtos vegetais, frutas, verduras e legumes, entre 3 a 5 porções por dia, fornecem a necessidade de vitaminas e minerais. No aporte de proteínas, quando existe uma restrição de proteína animal, optar pela origem vegetal, mais eficaz com o consumo de leguminosas como soja, feijão, lentilha e ervilha.
Costumo recomendar a ingestão diário de yogurts e ovos, são boas fontes de nutrientes relacionados à imunidade
Após a pandemia deveremos focar em alimentos que contenham nutrientes atuantes no nosso metabolismo, sem excesso de açucar ou gorduras, principalmente a saturada (animal).
Um ponto importante é a nutrição das pessoas que foram infectadas, se trataram em casa ou tiveram alta hospitalar. Nesses casos a utilização de nutrientes, como proteínas é essencial, a indicação de suplementos especiais em estimular a imunidade e a formação de músculos é um ponto a ser considerado.
Além da nutrição em si, outros fatores como a prática regular de atividades físicas, noites de sono de qualidade e até mesmo a saúde intestinal, também exercem papel fundamental sobre a imunidade, modulando positivamente a defesa contra infecções.