O curry é um tempero amplamente utilizado na culinária indiana e tailandesa, que resulta da mistura de diferentes ervas secas, torradas e moídas. Não há uma composição definida no curry, mas geralmente, estão presentes a cúrcuma, gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce e coentro em grãos.
Por sua vez, a páprica é um pó de coloração vermelha de origem européia, muito utilizada na cozinha do Brasil e do mundo. Ela é obtida através da moagem de frutos desidratados do pimentão vermelho (Capsicum anuum L.). Apenas os frutos maduros e com coloração vermelha intensa é que podem ser utilizados para a produção da páprica. As pápricas podem ser doces ou picantes, com nível de ardume variado, mas o tipo doce é o mais comum, sendo usado principalmente como corante natural.
Além de conferirem sabor, cor e aroma aos alimentos, estas especiarias também podem beneficiar a nossa saúde.Tanto o curry como a páprica, devido a presença de diversos compostos bioativos, possuem interessante potencial anti-inflamatorio e antioxidante.
A variedade de plantas utilizadas na fabricação do curry fornece ainda uma ampla gama destes fitoquímicos, especialmente a cúrcuma, já bem estabelecida na literatura como importante agente antioxidante, contribuindo inclusive no combate a doenças crônicas não transmissíveis.
A páprica, com seu alto teor de carotenoides e substâncias como a capsaicina, tem aparente efeito protetor do sistema cardiovascular, com supostos efeitos na agregação plaquetária e controle da pressão arterial.
Por isso, a utilização de ervas e especiarias naturais deve ser incentivada. O curry combina com carnes, peixes, aves, molhos e cozidos em geral. Já a páprica é utilizada em preparos à base de porco, aves, queijos sopas e molhos para salada.