Comum em países como África do Sul, Espanha, China e Israel, a carne de avestruz vem ganhando espaço no prato dos brasileiros como uma opção mais saudável do que a carne bovina, famosa preferência nacional.
Por ser uma ave corredora, não possui peitoral desenvolvido e suas asas são atrofiadas. Por isso, a parte mais apreciada devido a maior quantidade de carne são as pernas, embora outras partes também sejam aproveitadas.
Ainda que seja uma carne de ave, sua coloração é bastante avermelhada devido à alta quantidade de ferro em sua composição (4 mg/100g), mas pode apresentar tons arroxeados dependendo da técnica de abate e alimentação do animal.
Falando dos aspectos nutricionais, em comparação com outros tipos de carne, a carne de avestruz apresenta baixo valor calórico e baixos teores de gordura, sendo sua maioria proveniente de ácidos graxos mono e poli-insaturados, com pouca quantidade de gorduras saturadas.
Também é rica em proteínas, selênio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e peptídeos biologicamente ativos.
Apesar de pouco significativas, vale ressaltar que existem variações no valor nutricional de acordo com o corte, idade, alimentação, sexo e raça do avestruz.
Pode ser uma boa alternativa proteica para uma dieta mais saudável em razão do bom perfil nutricional, principalmente frente a grande prevalência de doenças cardiovasculares no Brasil e no mundo.