A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva-cidreira, é uma planta de origem asiática e europeia, amplamente cultivada em todo o Brasil.
Popularmente utilizada para fins medicinais diversos, a melissa possui propriedades antioxidantes relevantes devido a presença de compostos fenólicos, podendo ser utilizada na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.
Além da atividade antioxidante, seu potencial anti-inflamatório e calmante também têm sido explorados em diversos estudos, com resultados promissores, apesar de ainda inconsistentes.
Outra interessante atividade da melissa resulta de seu efeito analgésico, o que explica sua utilização popular no alívio de sintomas gastrointestinais, como a cólica.
Estudos recentes também têm evidenciado o chá de melissa como aliado na melhora do desejo sexual em mulheres mais velhas, mas ainda são necessários mais testes que elucidem mais claramente este efeito.
Na indústria farmacêutica, seu óleo essencial é utilizado, além das propriedades acima citadas, pela sua atuação antibacteriana, antifúngica e antiviral.