As duas principais variedades de arroz asiático inicialmente cultivados no na China Central desde o final do 3º milênio AC, tiveram a expansão do cultivo no território continental do sudeste da Ásia e em direção oeste para a Índia e Nepal, constituindo a base da alimentação regional.
O arroz asiático (japonês) refere-se a vários tipos de "grão curto" do arroz japonica, incluindo arroz comum (uruchimai) e arroz glutinoso (mochigome).
O arroz japonês comum, ou uruchimai, é a base da dieta japonesa e consiste em grãos translúcidos curtos. Quando cozido, possui uma textura pegajosa, de modo que pode ser facilmente recolhido e consumido com pauzinhos . Fora do Japão, às vezes é rotulado como arroz de sushi , pois esse é um de seus usos comuns. Também é usado para produzir saquê .
O arroz glutinoso , conhecido no Japão como mochigome, é usado para fazer mochi e pratos especiais, como o sekihan . É um arroz, também de grãos curtos, e pode ser diferenciado de uruchimai por seus grãos particularmente curtos, mas redondos e opacos, sua maior viscosidade quando cozida e textura mais firme e mais mastigável.
O arroz asiático, em termos de mercado, devido a população avaliada acima de 2 bilhões de potenciais consumidores, possui um grande valor comercial