Essa é uma pergunta constante das pessoas.
Probióticos são microrganismos vivos que, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde, com auxílio na proteção à algumas infecções e doenças do trato gastrointestinal.
Os iogurtes e coalhadas são alimentos lácteos fermentados, vistos por muitos como alimentos probióticos, no entanto, nem todas as culturas utilizadas na fermentação possuem essa atividade.
As versões que contém cepas principalmente de microrganismos do tipo Bifidobacterium e Lactobacillus possuem propriedades terapêuticas para o organismo, uma vez que têm capacidade de sobreviver no trato
gastrointestinal e, a partir daí, atuar de forma positiva na flora intestinal. Também é necessário ressaltar que a adição de probióticos aos alimentos enfrenta obstáculos para a manutenção da sobrevivência dos mesmos até o momento do consumo, sendo necessário que haja equilíbrio entre a composição final do produto, acidez, disponibilidade de açúcares e temperatura durante o armazenamento do produto.
A ação benéfica ao metabolismo e integridade da mucosa intestinal advinda dos probióticos, efetivamente só será efetiva com a ingesta de fibras solúveis, desta forma, uma dieta balanceada e incrementada em fibras solúveis é uma ação clínica imprescindível.
Por fim, é importante ler o rótulo dos alimentos para observar se esses microrganismos estão presentes, bem como, preferir opções com a menor quantidade de ingredientes e aditivos na composição.