Existem produtos comerciais, os famosos salgantes, que utilizam o Cloreto de Potássio no lugar do Cloreto de Sódio para reduzir o consumo de sódio e reduzir a pressão arterial. Essa é uma boa opção, tanto na redução do Sódio como no aumento da ingestão de potássio.
Na atualidade, alguns salgantes não tem mais o sabor amargo dos antigos produtos, algumas vezes até melhoram o sabor.
O Potássio esta presente no nosso organismo relacionado a uma série de funções metabólicas e celulares.
Muitas vezes devemos utilizar a suplementação para elevar sua concentração plasmática.
A falta de potássio, promove caimbras, tremores musculares, fadiga e arritmia cardíaca.
De outro lado, quando sua concentração aumenta por uso inadvertido de alguns diuréticos ou lesões renais, podemos apresentar hipotensão arterial, bradicardia e distensão abdominal.
Outra preocupação é o uso de diureticos que eliminam potássio, que são os mais comumente prescritos, devem ser monitorados com exames regulares.
Atletas e praticantes regulares de atividade física, principalmente aqueles com baixa ingestão de alimentos do reino vegetal, devem ficar atentos aos seus valores laboratoriais.
Alguns vegetais são ricos em potássio (brocolis, couve flor, tomate, palmito e abobrinha), as frutas (banana, ameixa, pessego, melão) também podem ser utilizadas.
Existem medicamentos exclusivos para a reposição, mas necessitam de prescrição e orientação médica, podem piorar os sintomas de gastrite e colite.