O chá de boldo tem sido tradicionalmente utilizado como uma planta medicinal para ajudar na digestão e em doenças intestinais leves. O boldo (Peumus boldus) é uma planta nativa da América do Sul, especialmente do Chile, e suas folhas têm sido usadas há séculos como remédio popular para problemas digestivos.
O boldo contém compostos bioativos, como alcaloides, flavonoides e óleos essenciais, que podem ter propriedades digestivas. Acredita-se que essas substâncias tenham efeitos benéficos na promoção da produção de bile pelo fígado, auxiliando na digestão de gorduras e na eliminação de toxinas pelo organismo. Além disso, o boldo também pode ter propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
No entanto, é importante ressaltar que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e não é recomendado para uso prolongado, pois pode ter efeitos colaterais e interagir com certos medicamentos. Em altas doses, os compostos presentes no boldo podem ser tóxicos para o fígado. Portanto, é aconselhável consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso regular do chá de boldo ou de qualquer outra erva medicinal.