Chá de Cravo:
O cravo contém eugenol, uma substância com propriedades antissépticas e analgésicas. Essas propriedades podem ajudar a aliviar a irritação na garganta e reduzir a tosse. O chá de cravo pode ser utilizado para gargarejos ou como um chá quente para inalação dos vapores, proporcionando alívio temporário dos sintomas.
Chá de Tomilho:
O tomilho possui propriedades antimicrobianas e expectorantes. Ele contém compostos como o timol e o carvacrol, que ajudam a relaxar os músculos brônquicos, facilitando a eliminação do muco e reduzindo a tosse. O chá de tomilho é especialmente útil em casos de tosse produtiva, quando há acúmulo de muco nos pulmões.
Chá de alcaçuz:
O alcaçuz tem propriedades expectorantes.
A raiz de alcaçuz contém uma substância chamada glicirrizina, que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.
Ele também pode ter efeitos suavizantes na garganta irritada.
Chá de endro:
O endro possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, podendo ajudar a aliviar a dor de garganta e a tosse associada contém o
anetol: um composto responsável pelo aroma característico do endro, com propriedades antioxidantes e antimicrobianas e
flavonoides: como a quercetina, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Chá de orégano:
O orégano é conhecido por suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes, contém compostos como carvacrol e timol, que possuem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Beber chá de orégano pode ajudar a combater infecções respiratórias.
Chá de capim-limão:
O capim-limão possui propriedades calmantes e pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Ele também pode ter efeitos expectorantes leves, ajudando a reduzir a tosse.
Citral: um composto que confere o aroma cítrico característico, com propriedades calmantes e digestivas.
Geraniol: um composto com propriedades antimicrobianas e antioxidantes.
Chá de alecrim:
O alecrim possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, pode ajudar a aliviar a irritação na garganta e reduzir a tosse. Possui ácido rosmarínico: um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras,
cânfora: um composto com efeito estimulante e expectorante, bem como,
Flavonoides: como a luteolina, que possui atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Chá de romã:
A romã é rica em antioxidantes e possui propriedades adstringentes. O chá de romã pode ajudar a acalmar a garganta inflamada e reduzir a tosse, possui
polifenóis: como o ácido elágico e as punicalaginas, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, possui ainda,
antocianinas: compostos responsáveis pela cor vermelha da romã, com ação antioxidante e taninos: substâncias adstringentes que conferem sabor ao chá.
Chá de erva-cidreira:
A erva-cidreira tem propriedades relaxantes e pode ajudar a aliviar a irritação na garganta, reduzindo a vontade de tossir.
contém compostos como o ácido rosmarínico e os flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A erva cidreira também pode ter efeitos suavizantes e calmantes.