O alumínio é o material mais popular na produção de panelas e com maior perigo de contaminação por transmissão dos componentes. Na atualidade vários estudos provaram a liberação do alumínio aos alimentos. A tradição de arear as panelas pode piorar a liberação do Alumínio.
A utilização de material anti aderente promovendo mais praticidade na cozinha, cada vez mais é utilizada em todos os tipos de panelas e frigideiras, mas existe a possibilidade de transmissão de elementos tóxicos aos alimentos, principalmente em fundos arranhados pela limpeza inadequada.
Desta forma, panelas de alumínio podem ser prejudiciais à saúde se forem danificadas ou se o revestimento antiaderente estiver desgastado, permitindo que o alumínio entre em contato com os alimentos.
A exposição prolongada ao alumínio pode estar associada a problemas de saúde, como doenças neurodegenerativas e deficiências na produção de hemoglobina.
Portanto, é aconselhável usar panelas de alumínio com revestimento antiaderente em boas condições e evitar arranhões profundos. Panelas de aço inoxidável ou ferro fundido são alternativas mais seguras em termos de saúde.