O pirarucu não é exatamente considerado o "bacalhau brasileiro", já que o bacalhau é um peixe específico (gadus morhua, gadus macrocephalus ou gadus ogac) e não é nativo do Brasil. O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe de água doce encontrado na Amazônia e conhecido por ser um dos maiores peixes de água doce do mundo.
Em relação à quantidade de sal em 100 gramas de pirarucu seco, pode variar dependendo do método de preparação. Porém, tradicionalmente, o pirarucu seco não passa por um processo de salga como o bacalhau, então o teor de sal seria mínimo, em algumas tabelas citam em torno de 1 grama de cloreto de sódio por 100 gramas de pirarucu.
As características nutricionais do pirarucu podem variar dependendo do método de preparação e da parte do peixe consumida. No entanto, em geral, o pirarucu é uma excelente fonte de proteína magra, além de conter boas quantidades de ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, vitamina D e minerais como fósforo e selênio. É um alimento saudável e nutritivo, popular na culinária da região amazônica.