O equilíbrio hidroeletrolítico do organismo é definido pelo equilíbrio entre a quantidade de água e eletrólitos que compoem o organismo e a quantidade eliminada pelos processos metabólicos do corpo.
Alguns fatores podem afetar esse equilíbrio, aumentando a perda de água e eletrólitos, como episódios de vômitos, diarreias e também a sudorese.
Uma sudorese intensa, provocada por exercícios ou altas temperaturas, promove a maior perda de líquidos e eletrólitos e pode causar desidratação e ate mesmo afetar o controle térmico do corpo. Pela transpiração são eliminados água e minerais como sódio, potássio, cloro e magnésio, e a reposição pode ser feita naturalmente ao longo do dia com a ingestão de alimentos e bebidas consumidos na rotina ou através de bebidas especiais.
No caso da pratica de atividades com duração maior que 1 hora, pode se utilizar os hidratantes isotonicos, sucos e água de coco.
É também necessário atentar para o risco de hiponatremia, que é a redução das concentrações ideais de sódio no organismo, causada pela ingestão excessiva de água e/ou pela perda acentuada de sódio pela transpiração. Nesse caso o aumento da ingestão variada de liquidos é muito importante.