logo IMeN

Suplementos e anabolizantes sempre rodeiam as perguntas no consultório.

Suplementos e anabolizantes sempre rodeiam as perguntas no consultório.

Suplementos nutricionais envolvem maior oferta de vitaminas, minerais, microelementos, proteínas e calorias. Na verdade, cada marca foca em um desses itens e pode mesclar um pouco dos demais. Já discuti esse tema em um post anterior.

Suplementos anabolizantes envolvem os hormonios  utilizados para ganho de massa e força muscular. Podem ser os esteróides, hormonios sintéticos que imitam a testosterona, ou os chamados não esteróides, como insulina e hormonio do crescimento(GH).

Os suplementos anabolizantes, semelhantes a testosterona, possuem diversos e sérios efeitos adversos, causando hipertensão arterial, elevação do colesterol e glicemia, acne, calvíce, ginecomastia, maior incidência de cancer de figado e hepatite e maior incidência de trombose arterial. Nas mulheres podem causar também ginecomastia, aumento do clitoris, rouquidão, infertilidade e alterações glandulares mamárias.

Existem relatos de maior agressividade por parte dos usuários, irritabilidade, quadros ansiosos e até suicídios.

O uso dos suplementos hormonais deve ser avaliado e acompanhado por um médico ou profissional de nutrição, Muito cuidado com as "indicações de academia".

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br