logo IMeN

Sorvete

Sorvete é uma sobremesa gelada descrita em várias fontes bibliográficas como tendo uma base de laticínios, como leite ou nata à qual é adicionada 
frutas ou outros ingredientes e sabores.
A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes. Em alguns casos, são acrescentados 
corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. No processo de preparo, a emulsão é batida lentamente durante o arrefecimento, de forma a incorporar ar e prevenir a formação de cristais de gelo de grandes dimensões. O produto final é uma espuma semissólida suave e consistente, facilmente maleável e que pode ser retirada com uma colher.

Os mesmos termos são usados para designar também uma variedade imensa de produtos gelados, mesmo que sejam feitos à base de água.
No Brasil, os sorvetes preparados com frutas e agua podem ser denominados por sorbet (a famosa raspadinha). O termo é igualmente usado em vários países para distinguir produtos gelados de fruta sem leite ou ovos, como o francês sorbet ou o italiano sorbetto.

O valor nutricional e calórico de um gelado comestível à base de água é diferente do daquele produzido com leite, nessa caso possui algum tipo de gordura na sua composição.
O sorvete é também um alimento e possui composição nutricional e calórica relevante para a alimentação humana diária, podendo, dentro de certos limites, compor uma dieta saudável.
As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre sua invenção entre os persas, outras fontes citam o imperador romano Nero que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, outras citam o imperador chinês King Tang, que teria um método de combinar leite com água do rio.
Alguns relatos históricos marcam a produção do picolé no Brasil tendo sido iniciada em Cataguases, Minas Gerais, no final do século XIX. Mas outras histórias dizem que o sorvete começou a ser confeccionado no ano de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, quando chegou, vindo de Boston, um navio com um carregamento de pêssego natural.
Enfim, sorvete é alimento, contem diversos nutrientes como gorduras, carboidratos e minerais, pode ser uma fonte calórica preocupante em dietas de restrição de calorias e, sobretudo, faz bem no controle do stress, conduz ao prazer.

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br