A Artrite e artrose são doenças distintas

A Artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas, as vezes, muito semelhantes, causando alguma confusão e fazendo com que sejam erradamente tratadas como uma doença única.
Podemos definir a artrose como uma doença que provoca degeneração da articulação (vide texto anterior), enquanto que artrite é uma doença que provoca inflamação das articulações.
Resumidamente é o conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões nas articulações produzidas por diversos motivos e causas.
Os principais sintomas de artrite são:
dor e rigidez articular;
restrição do movimento das articulações;
inflamação e edema articular
com calor e vermelhidão da pele ao redor da articulação.

Existem diferentes tipos de artrites:
- Osteoartrose ou osteoartrite, caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, hipertrofia óssea e dor ao movimentar-se. Acomete principalmente joelho, articulações coxofemorais e a coluna espinhal;
- Artrites auto imunes, o organismo desenvolve anti-corpos contra células do próprio corpo, como a artrite reumatóide, espondilite, lupus e outras. Acometem principalmente articulações das extremidades (mãos e pés), tornozelo, punho e joelho;
- Artrite Gotosa - Gota: Tipo de artrite que comumente afeta o hálux (dedão do pé), mas pode se desenvolver em qualquer articulação do corpo, relacionada ao aumento do ácido úrico.
-Artrites inflamatórias ocasionais e inespecíficas causadas por infecções virais ou bacterianas.

No tratamento da artrite, inicialmente necessitamos de exames laboratoriais e radiológicos para o correto diagnóstico. Na sequencia, existe a indicação de antiinflamatórios, corticóides e analgésicos, fisioterapia local com calor, ultrasom e infravermelho e fisioterapia motora especializada. Alguns casos podem necessitar do uso de antibióticos e outras drogas como as redutoras da produção de ácido úrico.