logo IMeN

Fimose

Fimose é a dificuldade de expor a glande do pênis devido a um excesso de pele no membro. A condição causa empecilhos à higiene íntima, e também pode facilitar o surgimento do câncer em casos mais graves.
O nome clínico, quando  inflamado é: bálamo postite.
Essa inflamação constante da região leva a formação de um liquido espesso, com cheiro característico (esmegma), que é associado ao estimulo para alguns tipos de câncer na região peniana, bem como, infecções por fungos e bactérias. O excesso de pele e os processos inflamatórios recorrentes levam a fibrose na pele da glande peniana, ocasionando o estreitamento do anel do prepúcio, outro fator de incomodo e risco de inflamações graves.
Pacientes idodos, as vezes, recebem a indicação da correção cirúrgica visando a prevenção de infecções. Esse procedimento, de baixo risco, pode fazer a diferença na saúde e reduzir internações por processos infecciosos no local.
A operação de fimose, de baixo risco, chamada de circuncisão, esta também relacionada a procedimentos religiosos, mas a análise histórica conduz ao entendimento de que dogmas religiosos foram associados a cuidados sanitários.

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br