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Práticas nutricionais no controle do Colesterol e Triglicérides

Práticas alimentares para o controle do colesterol e triglicérides sanguíneos

Os valores elevados de colesterol e de triglicérides no sangue são resultantes de alterações metabólicas ou erros alimentares que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral, as ações terapêuticas, além do uso de medicamentos, passam pela intervenção alimentar.
As gorduras e os carboidratos são os principais nutrientes relacionados  na produção de colesterol e de triglicérides, porém existem vários tipos de gorduras e de carboidratos com efeitos distintos sobre o esses elementos no sangue.  Além disso, outros nutrientes como colesterol da dieta, fibras, bebidas alcoólicas e substâncias presentes nos alimentos funcionais também podem exercer influência, bem como a prática regular de atividade física

Avaliem  no esquema abaixo os fatores alimentares que são favoráveis e desfavoráveis no controle dos níveis de colesterol e de triglicérides sanguíneos.
Adaptado de: Costa R. P. Manual prático e educacional do HCor; 2008/2009

Fatores favoráveis

 

Fatores desfavoráveis

 

Gorduras monoinsaturadas

São gorduras que não promovem o aumento dos níveis de colesterol sanguíneo. São encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e abacate.

 

           

Excesso de peso

O excesso de peso e de gordura corporal estão diretamente associados ao aumento dos triglicérides. É fundamental normalizar o peso corporal.

 

Gorduras polinsaturadas

Também não promovem o aumento do colesterol. Existem dois tipos de gorduras polinsaturadas: Omega 6 presentes em alguns óleos vegetais (soja, milho, girassol), margarinas cremosas  e os Omega 3, presentes na gordura de alguns peixes (cavala, arenque, truta, sardinha) e na linhaça.

 

 

Gorduras saturadas

São gorduras que promovem o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides. São encontradas nas carnes, leite integral e seus derivados, tortas, sorvetes cremosos, coco, leite de coco e azeite de dendê.

 

Fibras

As fibras são substâncias derivadas de plantas que não são digeridas pelas enzimas humanas. Especialmente as fibras chamadas solúveis auxiliam o controle do colesterol sanguíneo. São encontradas na polpa de frutas como maçã e goiaba e também na aveia e no feijão

 

 

Colesterol

Encontrado somente em alimentos de origem animal. O consumo de gema de ovos, vísceras, frutos do mar, leite integral, queijos e carnes gordurosas que contém alto teor desse nutriente aumentam o colesterol sanguíneo.

 

Alimentos Funcionais

São alimentos que contêm propriedades terapêuticas se utilizados de modo regular em quantidades adequadas, como farelo de aveia, creme vegetal com fistosteróis, soja, frutas vermelhas como uva, chá verde, castanhas e nozes

 

 

Gorduras trans

As gordurastranssão parecidas com as gorduras saturadas e por isso aumentam o colesterol. Alimentos ricos em gorduratranssão as margarinas comuns, sorvetes, chocolates, biscoitos recheados, cremes e gordura hidrogenada utilizada.

 

Amidos e outros carboidratos complexos

São importantes para equilíbrio da dieta. Estão presentes nos pães integrais, torradas, biscoitos com fibras, flocos de aveia

 

 

Bebidas alcoólicas

O etanol contido em todos as bebidas alcoólicas, inclusive o vinho tinto, está associado ao aumento de triglicérides.

   

 

Açúcar, doces, excesso de massas e pães

O carboidrato do açúcar, das massas e pães quando não são utilizados durante a atividade física são transformados em triglicérides.

                 
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