logo IMeN

Lanche Para Consumir Na Escola - Como Montar?

O lanche é fundamental do ponto de vista nutricional. As crianças em idade escolar, no qual há um desenvolvimento de atividades físicas (brincadeiras, pular correr) e intelectuais (capacidade de concentração, familiarização com letras e números), não devem permanecer longos períodos em jejum.
O lanche não é o vilão que tira o apetite das crianças antes do almoço ou jantar. O horário de lanche da escola, o tipo e quantidade de alimentos é que devem ser selecionados.

1. Preparar um lanche saudável e variado, que ao mesmo tempo satisfaça ao paladar da criança;

2. ATENÇÃO: os chocolates, doces, balas, refrigerantes e salgadinhos, é que roubam a cena do almoço e jantar, pois são excessivamente calóricos e, não têm valor nutritivo.

3. O que seria um lanche saudável e equilibrado?

" Um líquido para repor as perdas hídricas ocorridas durante as atividades físicas. Devem ser acondicionados em garrafas térmicas de lancheiras, podem ser sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack. Cuidado com os refigetantes!
" Uma fruta: por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As mais práticas são as que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra, mexerica, uva)
" Um tipo de carboidrato: sua principal função é fornecer energia. Ofereça pães (integral, fôrma, sírio, broa, etc...), bolachas, bolos. Cuidado com a quantidade, pois são apenas parte do lanche.
" Um tipo de proteína: estas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo, além de estarem ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas (queijos, requeijões), iogurtes, frios e defumados os mesmos devem se mantidos em temperatura adequada.
4. Como arrumar os alimentos na lancheira para manter as condições de higiene?
" Deixar os alimentos longe dos outros materiais que as crianças levam para a escola.
" Para que o aroma do sanduíche não interfira no gosto da fruta, guarde tudo separado e bem embalado. Mande as frutas já lavadas e secas e envolva o sanduíche em papel filme. " Sempre utilize lancheiras de material térmico para manter a qualidade dos alimentos.

Silvia Cristina Ramos
Nutricionista

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br