logo IMeN

Alimentação saudável - Passos importantes no entendimento

Alimentação Saudável – passos importantes no entendimento

 Dr. Daniel Magnoni

 
O que é alimentação saudável?

 Alimentação saudável é aquela variada, equilibrada e balanceada, com nutrientes que ofereçam benefícios à saúde e que podem atuar na prevenção de doenças.

 Qual a importância da alimentação saudável?

 A alimentação saudável favorece à melhor qualidade de vida e prevenção de doenças cardiovasculares (DCV). Pesquisas mostram que as DCV são as principais causas de morte, responsáveis por 27% dos óbitos no Brasil.
Outras doenças metabólicas, renais e do trato gastro intestinal podem ser prevenidas ou tratadas com alimentação adequada

 Por que e como avaliar os alimentos e os nutrientes?

 Porque é importante conhecermos a quantidade de nutrientes que estão presentes nos alimentos que consumimos. Com isso poderemos estabelecer limites e priorizar alimentos relacionados as nossas particularidades nutricionais.
Observe as quantidades de cada nutriente no rótulo dos produtos na Tabela de Informação Nutricional:

 

- Gordura saturada: seu consumo em excesso pode eleva o LDL C(colesterol ruim). A recomendação é consumir menos de 7% da energia total da dieta.

- Gordura trans: utilizada na fabricação de diversos produtos industrializados. Seu consumo excessivo eleva o LDLc (colesterol ruim) e diminui o HDLc (colesterol bom). Sua recomendação é consumir menos que 1% da energia total da dieta.

- Fibras: o consumo adequado auxilia no controle do colesterol e no nível de açúcar no sangue, além de ajudar a regulação intestinal. A recomendação é o consumo de 25g por dia.

- Sódio: seu consumo excessivo mais de 5 gramas por dia, esta relacionado com hipertensão arterial.

 

 

 

 

 

 

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br