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Whey Protein - Substrato Nutricional no Esporte

O Whey Protein tem se mostrado uma substância muito consumida no meio esportivo, principalmente entre os praticantes de musculação.
Whey Protein significa proteína isolada do soro do leite. O leite contém vários tipos de proteínas, como por exemplo a Caseína, a Lactoalbumina (whey protein) e outras.
O processo de obtenção da Whey Protein se dá da seguinte forma: depois que se extrai a Caseína do leite desnatado, o líquido que sobra é o soro. Este soro do leite é então processado e purificado até que reste essencialmente o seu concentrado protéico.
O processo de obtenção do concentrado protéico pode gerar dois tipos de lactalbumina: isolada, que fornece uma maior concentração de proteína pura e, concentrada, com quantidades de gordura, lactose e minerais mais significativas.
As melhores fontes de proteínas do leite são a Caseína e a Whey Protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuídos a elas. Valor Biológico significa fornecimento total de amino ácidos em quantidade e proporções adequadas.
Para muitas pessoas a Whey Protein se tornou a fonte principal de proteínas devido a sua facilidade e qualidade, enquanto a comida sólida se tornou o "suplemento". Isso não tem sentido, visto que estes, como o próprio nome já diz, são suplementos alimentares, que vem suplementar a sua dieta, e não, ser a fonte principal.
Para manutenção ou aumento da massa muscular, é preciso uma ingestão adequada de proteínas, mas que deve ser ingerida de forma consciente e equilibrada, não há porque faze-la de maneira extrema, conforme recomendam muitos "especialistas". Faltam bases científicas para afirmar que ingestões protéicas muito elevadas trarão os benefícios prometidos. Afirmar e estimular o seu uso é manipular errada e perigosamente conceitos da fisiologia humana até porque, além da eficiência questionável, há a probabilidade de sobrecarga dos rins e fígado, com conseqüentes riscos a saúde.
Os suplementos podem ser úteis sim uma vez que oferecem proteínas facilmente digeríveis e de altos valores biológicos. Eles podem ser úteis por exemplo para beneficiar vegetarianos e pessoas muito ocupadas, com dificuldade de se alimentar adequadamente.
A simples prática de uma alimentação equilibrada e coerente com sua demanda metabólica é a melhor maneira de potencializar o resultado dos seus treinos. Concluindo, ingerir constantemente proteína do soro do leite ao longo do dia não oferecerá nenhuma vantagem adicional, podendo até ser fisiologicamente prejudicial, além do obvio prejuízo econômico. Mais uma vez está claro que sairia muito mais barato e seria muito mais seguro contratar um bom nutricionista do que gastar dinheiro em suplementos "milagrosos".

Anna Christina Castilho
Nutricionista IMeN

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