logo IMeN

Gorduras Trans – Perguntas mais frequentes

O que são gorduras trans?

As gorduras trans são um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (que ocorre quando o animal rumina) ou durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Estão naturalmente presentes na dieta em pequenas quantidades nos alimentos de origem animal, como a carne e o leite, e em alguns alimentos industrializados.

Porque este tipo de gordura faz mal para a saúde?

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode aumentar o colesterol, principalmente do LDL, conhecido como colesterol ruim, aumentando os riscos de doenças do coração. Além de diminuir os níveis de colesterol bom, que protegem o coração.

Como posso controlar o consumo da gordura trans?

Evite consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia. Escolha bem os seus alimentos. Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes e fibras, além de pobre em gorduras saturadas. E dê preferência aos alimentos que tenham menor teor de gordura trans. Alguns produtos, como a linha de margarinas Qualy, estão inovando e trazendo a informação livre de trans em suas embalagens.

Colesterol – Perguntas mais frequentes

Saiba Mais sobre o Colesterol

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo doenças do coração. No Brasil as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade, responsáveis por aproximadamente 40% das mortes de pessoas com mais de 45 anos.

O aumento de colesterol sanguíneo pode ocasionar sérios problemas à saúde da população. Dentre essas doenças, destaca-se a aterosclerose, um processo de acúmulo de gorduras nas paredes internas das artérias, que dificulta a passagem de sangue. Essa degeneração pode, inclusive, desencadear um ataque cardíaco.

O que é o colesterol?

É uma gordura produzida pelo nosso organismo, e que também está presente nos alimentos de origem animal. Existem dois tipos de transportadores de colesterol em nosso corpo:

LDL - Lipoproteína de baixa densidade

Conhecido popularmente como “colesterol ruim”. É responsável pelo transporte mais lento do colesterol, que acaba deixando parte dessa gordura na parede das artérias. Este acúmulo pode estreitar as artérias e bloquear o fluxo de sangue.

HDL - Lipoproteína de alta densidade

Co nhecido popularmente como “bom colesterol”. Atua como condutor do excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito, diminuindo a formação da placa de gordura.

O perigo maior está em níveis altos de LDL.

Limites de Colesterol, LDL e HDL (em mg/dL)

 

Colesterol

LDL

HDL

Muito alta

Acima de 240

Acima de 160

Quanto mais alto o nível melhor

Alta

De 200 a 239

De 130 a 159

Quanto mais alto o nível melhor

Desejável

Abaixo de 200

Abaixo de 130

Acima de 35

Blue professional marketing

Sadia – Linha vita

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br