logo IMeN

Gorduras Trans na alimentação

As gorduras devem fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada, pois são essenciais para nosso organismo e nossa saúde. As gorduras estão envolvidas em algumas funções do organismo, como no processo de absorção das vitaminas, no fornecimento de energia, na formação do tecido adiposo, que atua como protetor de órgãos e preserva o calor do corpo, mantendo sua temperatura ideal. Porém, nem todas as gorduras são iguais. Diversas pesquisas ao longo das últimas décadas demonstraram os efeitos ruins que alguns tipos de gordura, como a gordura saturada, podem causar no nosso organismo.

A gordura saturada, presente principalmente em produtos de origem animal, como a manteiga, quando consumida em excesso pode aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuir o colesterol bom (HDL), aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.

Evidências e estudos científicos sugerem que o consumo excessivo de um outro tipo de gordura através da dieta também pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A gordura trans é um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (que ocorre quando o animal rumina) ou durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Essa gordura sempre fez parte da nossa alimentação, pois é encontrada, ainda que em pequenas quantidades, na carne, no leite e derivados, mas suas principais fontes são os alimentos industrializados que contenham gordura hidrogenada, como margarinas, bolachas e biscoitos.

A tecnologia que permite que a margarina fique livre de gordura trans envolve hidrogenação seguida de interesterificação, o que garante a ausência de trans sem alterar as características do produto.

Blue professional marketing

Sadia – Linha vita

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br