logo IMeN

Suplemento proteíco na nutrição preventiva - Digestão das proteínas

As proteínas da dieta pela digestão e subseqüente absorção pelo intestino fornecem aminoácidos ao organismo que terão três destinos principais: anabolismo (síntese de proteínas e polipeptídeos); catabolismo ou degradação, produção de energia e síntese de compostos de pequeno peso molecular. Por essas vias os aminoácidos servirão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos. Além de nitrogênio, os aminoácidos fornecem compostos sulfurosos ao organismo. (6)

Como fonte de energia, as proteínas são equivalentes aos carboidratos, fornecendo 4kcal/g ou 16,7 kj/g. (6)

A digestão das proteínas começa no estômago com a pepsina secretada no suco gástrico e continua no intestino delgado pela ação das enzimas proteolíticas provenientes do pâncreas e da mucosa intestinal. (tabela 1) Essas enzimas são como proenzimas ou zimogênios, posteriormente, pela ação de outros compostos, são ativadas pela perda de uma pequena parte de cadeia polipeptídica através de uma hidrólise parcial. Assim, por exemplo, o ácido clorídrico do estômago desnatura as proteínas e transforma o pepsinogênio em pepsina. Esta enzima peptídica envolve os aminoácidos aromáticos e a leucina. (6)

Tabela 1 - Resumo da digestão, absorção e utilização de proteínas

Estrutura

Proteína

Boca

Tritura os alimentos.

Estômago

Ácido clorídrico desnatura proteínas e a pepsina inicia hidrólise.

Intestino delgado

No lúmen intestinal, as enzimas pancreáticas digerem a proteína ingerida (endógena) em dipeptídeos e tripeptídeos; dipeptidases e tripeptidases nas bordaduras “em escova” das células da mucosa digerem dipeptídeos e tripeptídeos até aminoácidos.

Fígado

Mantém o balanço dos aminoácidos plasmáticos, sintetiza proteínas essenciais, enzimas, lipoproteínas e albumina. Converte esqueleto carbônico do aminoácido em glicose. É responsável pela síntese de 95% da uréia.

Sistema circulatório

Sangue transporta aminoácidos absorvidos e proteínas sintetizadas.

Rim

Sintetiza uréia em condições especiais e a elimina pela urina.

Intestino grosso

Elimina material não-digerido que pode ser fermentado pela flora intestinal.

Lajolo FM, Tirapegui J. Proteínas e aminoácidos. In: Dutra de Oliveira JE, Marchini JS. Ciências nutricionais . São Paulo: Savier. 1998;41-69

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br