logo IMeN

Suplemento proteíco na nutrição preventiva - Função das proteínas no organismo

As proteínas da dieta estão envolvidas na síntese das proteínas teciduais e outras funções metabólicas essenciais. Nos processos anabólicos, fornecem os aminoácidos necessários para a construção e manutenção de tecidos orgânicos. (2)

As proteínas desempenham um papel estrutural maior não apenas em todos os tipos de tecidos do corpo, mas também na formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas. (2) Como anticorpos estão envolvidos na função do sistema imunológico. Na forma de lipoproteínas participam do transporte de triglicérides, colesterol, fosfolipídios e vitaminas lipossolúveis. Muitas vitaminas e minerais estão ligadas a carregadores protéicos específicos para o transporte. A albumina transporta ácidos graxos livres e bilirrubina. (2) As proteínas também contribuem para a homeostase através da manutenção de relações osmóticas normais entre os líquidos corpóreos, como e evidenciado na formação de edema e com conseqüência de hipoproteinemia . A proteínas são capazes de se combinar ou com substancias acidas ou com substancias básicas, mantendo assim o equilíbrio ácido-base do sangue e tecidos. (2)

A nutrição tem um papel importante, principalmente em bebês e recém -nascidos. (2) O leite matern o está repleto de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento dos bebês. (Fig ura 1)

Figura 1 – Composição de aminoácidos no leite materno

Euclydes MR. Nutrição do lactente: base científica para uma alimentação adequada. 2000.

Em recém-nascidos prematuros com crescimento intra-uterino retardado, a proteína (componente essencial no crescimento) é o fator de mais fácil correção bastando que sejam dadas quantidades diárias adequadas. Observa-se nesta população uma grande diferença no Quoeficente de Inteligência (QI) em prematuros alimentados com baixo teor de proteína (menor QI) em relação aos prematuros com teor adequado de proteína (a diferença na escolaridade chega até 2-3 níveis). ( 7)

Estudos realizados em animais evidenciou baixas concentrações de aminoácidos essenciais (glicina e isoleucina) o que pode fazer com que o cérebro não desenvolva. ( 7)

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br