logo IMeN

Antioxidantes Nutricionais - Os Antioxidantes

O organismo humano possui um elaborado e eficiente sistema de combate contra os radicais livres que permitem a vida humana tal como conhecemos. Basicamente, existem dois grupos de antioxidantes no organismo:

  1. Antioxidantes enzimáticos
  2. Antioxidantes não enzimáticos

As principais enzimas que fazem parte do grupo de antioxidantes enzimáticos são: superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GP). A SOD localiza-se no citosol e nas mitocôndrias, catalisando a desmutação do radical superóxido em peróxido de hidrogênio e oxigênio. A CAT é uma enzima heme contendo ferro, presente predominantemente nos peroxissomos, responsável pelo metabolismo do peróxido de hidrogênio a água e oxigênio. A GP é uma enzima dependente de selênio, sendo que este atua como co-substrato na conversão da glutationa reduzida (DSH) a glutationa oxidada, enquanto converte o peróxido de hidrogênio a água. A GP e a GSH são defesas críticas contra a peroxidação lipídica secundária aos ERO 8 .

Os antioxidantes não enzimáticos incluem pequenas moléculas e constituintes protéicos que viabilizam a proteção celular e principalmente a proteção do plasma contra RL, já que este contém poucas enzimas antioxidantes. Vitamina C, A e E, ácido úrico e algumas proteínas (ceruloplasmina, albumina, transferrina, haptoglobina e hemopexina) constituem os principais antioxidantes não enzimáticos 22 . Além das vitaminas A, C e E, compostos fenólicos existentes no azeite de oliva, chá verde e em uvas vermelhas têm apresentado importante ação contra o estresse oxidativo e no curso natural de doenças crônicas, merecendo crescente interesse de pesquisas científicas.

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br