ANÁLISE DAS DIETAS HOSPITALARES EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE PACIENTES INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA DE ALTO RISCO

Autores: NUÑEZ, K.M* ; HOLZBACH, L.C* ; CARDOSO, F.G* ; RAMOS, T.M.B* ; MEZZOMO, T.R* ; SCHIEFERDECKER, M.E.M**

* Especializanda do Curso de Terapia Nutricional com Treinamento em Serviço/UFPR
** Professora coordenadora do Curso de Terapia Nutricional com Treinamento em Serviço/UFPR

RESUMO

INTRODUÇÃO: As dietas hospitalares possuem um valor padrão, com adaptações em relação à doença do paciente. Uma oferta energética adequada contribui para uma menor prevalência de desnutrição hospitalar. OBJETIVO: Verificar a dieta padrão ofertada em relação às necessidades energéticas dos pacientes internados na Unidade de Quimioterapia de Alto Risco de um hospital público de Curitiba, PR. METODOLOGIA: Para o cálculo das necessidades utilizou-se kcal/kg de peso e foram comparadas com a dieta padronizada pela Unidade de Nutrição e Dietética para cada doença, sem considerar as suplementações. Na análise estatística utilizou-se teste T (p<0,05). RESULTADOS: Foram avaliados 50 pacientes de ambos os sexos, sendo que, em média, estes receberam 75,52% (±14,52) das suas necessidades energéticas, o que corresponde a um déficit diário de 512 kcal (±357,59) e, um déficit de 8.880 kcal no período de internação. CONCLUSÃO: As dietas padronizadas pelo hospital, de acordo com a doença, não suprem as necessidades dos pacientes durante a internação, contribuindo para o aumento da desnutrição hospitalar e piora do estado geral.