A intolerância à lactose decorre de uma condição onde o organismo não consegue digerir adequadamente a lactose (dissacarídeo presente no leite), devido à deficiência na produção da enzima lactase, problema que atinge 65% da população mundial e muito prevalente entre os povos ao redor do mediterrâneo.
A dificuldade na hidrólise deste carboidrato pode levar à manifestação de sintomas gastrointestinais em razão da fermentação bacteriana da lactose no intestino grosso, provocando incômodos como cólicas, flatulência, diarreia e inchaço abdominal.
Geralmente, estes sintomas tendem a aparecer entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de algum laticínio, variando seu grau de intensidade de acordo com a quantidade ingerida de lactose, idade do paciente, trânsito intestinal e nível de intolerância do indivíduo.
A maioria das pessoas com intolerância à lactose é capaz de ingerir até 12 g/dia de lactose sem apresentar sintomas adversos.
Inicialmente, o tratamento consiste na restrição de leite e outros produtos lácteos na dieta, na intenção de interromper a ocorrência dos sintomas.
Entretanto, a exclusão total deste grupo de alimentos pode levar a prejuízos nutricionais, como a deficiência de cálcio e magnésio.
Por isso, recomenda-se a reintrodução gradual conforme o limiar sintomático de cada indivíduo, sendo fundamental que o paciente tenha ciência se o alimento que pretende consumir possui lactose e qual o seu teor.
Apesar disso, muitos alimentos industrializados não possuem esta informação discriminada em seus rótulos, dificultando a aquisição de alimentos por parte de consumidores com esta condição.
Nos casos onde somente a mudança da dieta não for suficiente, pode-se recorrer à reposição enzimática com lactase exógena.
A seguir, vamos conhecer a quantidade estimada de lactose em alguns alimentos / 100g do alimento:
- Leite integral: 4,6g
- Leite de ovelha: 4,4g
- Leite de cabra: 4,2g
- Iogurte natural: 4,7g
- Requeijão: 4,4g
- Queijo tipo cottage: 3,3g
- Cream cheese: 3g
- Queijo Minas Frescal (queijo branco): 2,4g
- Queijo gouda: 2,2g
- Queijo provolone: <1g
- Queijo parmesão: 0,9g
- Queijo mussarela: 0.5g
- Queijo prato: 0,03g