Muito tem se falado a respeito dos alimentos termogênicos e seu suposto papel no emagrecimento. Mas será mesmo que esta hipótese tem fundamento?
O termo “termogênico” refere-se basicamente a produção de calor. Com isso em vista, alimentos termogênicos são considerados aqueles que aceleram o metabolismo e elevam o gasto calórico do organismo, também aumentando a oxidação de gordura e consequentemente, agindo na mudança da composição corporal.
Diversos são os alimentos difundidos como termogênicos, como no caso do café, chás, especiarias e ervas, incluindo alecrim, pimenta, gengibre, canela, hortelã e vários outros.
Normalmente, o efeito termogênico é atribuído a alguns compostos bioativos presentes nestes alimentos, no entanto, a literatura ainda não comprovou efeitos efetivos desta conduta. Desta forma, como verdade científica, ainda faltam muitas evidências.
A maioria dos estudos com essa abordagem exploram os benefícios isolados dos fitoquímicos e ainda assim, grande parte dos resultados não é significativa para uma aplicação na prática clínica.
O que realmente determina o emagrecimento é a restrição calórica, com uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a prática de exercício físico.