A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença com grandes implicações epidemiológicas.
É considerado um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, além de um importante fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.
Um alimento que pode ser um aliado à saúde e ainda ajudar no combate à hipertensão é o alho.
O alho (Allium sativum), é um ingrediente muito utilizado no mundo inteiro, seja no preparo de temperos e condimentos ou mesmo como remédio.
Acredita-se que o alho é utilizado para fins terapêuticos há mais de 5 mil anos, sendo uma das primeiras ervas com destaque no tratamento de doenças.
Recentemente, estudos observaram que o alho possui propriedades que ajudam no tratamento da hipertensão. Sua capacidade vasodilatadora e anticoagulante promove efeitos benéficos na saúde cardiovascular, ressaltando seu potencial na manutenção e recuperação da saúde.
Existe uma diretriz americana sobre o consumo do alho.
A recomendação diária de alho ainda não é um consenso, mas a American Dietetic Association recomenda o consumo de 600–900 mg/dia em uma dieta regular, o que corresponde aproximadamente a 1 dente de alho cru por dia.
Além do consumo de alho cru, também pode-se recorrer à suplementação com preparações de alho, como extrato de alho envelhecido ou alho em pó, que oferecem a vantagem de reduzir ou evitar o hálito e o odor corporal, além de impedir a possível destruição de compostos ativos no processo de cozimento.
Atenção: "Não devemos indicar alho para "baixar a pressão".
Muito importante, nunca reduzir sua medicação prescrita pelo médico. Veja o alho como coadjuvante. Cuidado com textos fantasiosos e sem verdade científica.