A gestação é um período de intensas transformações, tanto para a mãe, quanto para o feto.
Para fornecer um adequado apoio ao crescimento do bebê e devido suporte ao metabolismo materno, ocorre um aumento das necessidades nutricionais.
Estudos recentes têm indicado o papel primordial da nutrição neste período, pois aparentemente, os benefícios de uma alimentação saudável na gestação se estendem à saúde dos filhos, prevenindo doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, interferindo inclusive no desempenho cognitivo.  
A alimentação da gestante deve ser equilibrada e diversificada, com foco na ingestão de alimentos naturais.
A ingestão alimentar deve ser frequente, com a realização das 3 refeições principais (café da manhã, almoço e janta), e outras duas refeições menores intermediárias, evitando permanecer muito tempo sem comer.
Deve-se evitar o consumo excessivo de carne vermelha, procurando alternar entre pescados, aves, ovos e outras fontes proteicas de origem vegetal.
Além disso, é necessário controle no consumo de açúcar, gordura saturada e sal na alimentação.
A ingestão diária de leites e derivados, frutas, verduras e legumes também é primordial para obtenção de vitaminas e minerais importantíssimos neste período.
Um dos nutrientes de maior relevância é o ferro e por isso, o consumo de alimentos fonte, como carnes, vísceras, feijão, lentilha e vegetais verde-escuros, é fundamental. O consumo de alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo, a laranja, ajudam no aumento da biodisponibilidade do mineral no organismo.
Ainda, a suplementação de ferro e ácido fólico é fundamental para garantir uma gestação saudável e evitar má formação fetal. Estes nutrientes devem ser suplementados durante toda a gravidez, sendo que a suplementação de ferro deve permanecer até 3º mês pós parto.
Na lactação, os mesmos cuidados devem ser mantidos, pois além do maior gasto energético envolvido na produção do leite, a rica composição do leite materno depende diretamente de uma adequada nutrição materna.