O melado, também chamado de mel de engenho, é o produto obtido a partir do caldo de cana-de-açúcar concentrado. É com base nele, por exemplo, que se torna possível a produção da rapadura, que nada mais é do que a fervura do caldo de cana, seguido pela moldagem e secagem.

Muitos confundem o melado com o melaço. Entretanto, o melaço se diferencia do melado pois ele é um produto obtido a partir dos resíduos do processo de cristalização do açúcar, muito utilizado como suplemento na alimentação de equinos, bovinos, caprinos e ovinos.

Atualmente, muitos tem optado por incluir o melado na alimentação, como uma forma de substituição do mel, especialmente quando falamos de indivíduos veganos, que buscam alternativas para os produtos de origem animal.

Além deste motivo, a composição do melado parece oferecer mais benefícios quando falamos de variedade de micronutrientes. Ainda que ambos sejam produtos fontes especificamente de açúcar simples, com alto teor de carboidratos, quando pensamos nos minerais, o melado possui quantidades significativamente mais elevadas.

Vejamos a quantidade de alguns minerais em cada 100 g de mel ou melado.

MEL - Cálcio: 10 mg// Magnésio: 6 mg// Ferro: 0,4 mg// Cobre: traços// Potássio: 99

MELADO- Cálcio: 102 mg// Magnésio: 115 mg// Ferro: 5,4 mg// Cobre: 0,84 mg// Potássio: 395

O mel e o melado nunca devem ser consideradis fonte de vitaminas e minerais porque possuem muitas calorias oriundas de carboidratos.

Apesar disso, dentro de uma alimentação balanceada, podem ajudar no alcance das requisições nutricionais.