Hoje vamos mudar um pouco, além de apresentar os pontos básicos na alimentação sobre imunidade que já discuti em outros posts:
Exemplos:
Proteínas
Vitaminas do complexo B, D e C
Minerais(Potássio, Cálcio, Magnésio) e micronutrientes (Zinco, Selênio e Fosforo)
Podem acessar em:
@drdanielmagnoni
www.doutorgourmet.com.br
Vamos resumir algumas das principais vacinas em desenvolvimento.
A) Virus mortos e atenuados: Nesse método clássico, utilizado em outras vacinas, como a Sabim, estimulamos a produção rápida de anticorpos. Em desenvolvimento pelo Butantam em parceria com a empresa Sinovac (China)
B) Vetor viral enfraquecido: Um pedaço do RNA (cromossomo) do coronavírus é colocado em outro vírus enfraquecido, com isso estimulamos nossas defesas na produção de anticorpos específicos ao coronavirus. Vacinas em desenvvimento por Oxford - AstraZeneca, Jassem e Gamalaya - Russia
C) Um segmento de RNA (mRNA) do corinavírus é injetado diretamento no organismo, as celulas de defesa produzem pedaços do coronavirus, gerando estímulos na produção de anticorpos contra o coronavírus.
Em desenvolvimento pela Pfizer - USA.
D)Vacina clásica utilizando pedaços do virus (sub unidade protéica), estimula a produção direta de anticorpos. Em estudos pela Novavax.
Para saber a resposta positiva deveremos avaliar a orodução dos nossos anticorpos (IgG e IgM) entre 10 a 45 dias. A grande dúvida, por quanto tempo teremos esses anticorpos e qual a real defesa que eles nos proporcionam.
Outro ponto, vacinas aprovadas, no Brasil pela ANVISA, nos USA pelo FDA.