O maracujá é uma planta do gênero Passiflora, que possui cerca de 400 espécies, em sua maioria nativas de regiões tropicais e subtropicais do planeta.
O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá, principalmente das variedades maracujá-azedo e maracujá-doce.
A maior fama popular da planta é relacionada a suas propriedades calmantes mas, ao contrário do que se imagina, não são os frutos que possuem maior concentração das substancias que promovem essas propriedades, e sim as folhas.
A indústria farmacêutica do segmento de fitoterapia utiliza os subprodutos das sementes, casca e folhas, mas principalmente os princípios ativos exrraídos por manipulação química.
*O poder sedativo e calmante é muito fraco, em grande parte das observações, o que predomina é o efeito placebo.*

No dia a dia do consultório é muito dificil convencer os adeptos do uso de derivados do maracujá, como calmantes, a deixar de utiliza los.

Nutricionalmente, o maracujá-azedo é uma fruta fonte de carotenoides, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e fósforo, importantes na visão, sistema imunológico, formação de ossos e dentes e também no combate do estresse oxidativo.
De acordo com o CEAGESP, as melhores épocas para comprar o maracujá-azedo são nos meses de março e abril, o maracujá-doce é no mês de janeiro.
Na gastronomia e culinária, pode ser utilizado desde sucos a temperos, farinhas e doces, é eclético e possibilita grandes receitas alternativas.
Na verdade, ele é uma grande opção para adeptos de receitas inovadoras.