Os primeiros dentes do bebê começam a nascer por volta dos cinco ou seis meses, começando pela saída dos incisivos inferiores e terminando com o nascimento dos molares, por volta dos 30 meses. Ao total, as crianças terão 20 dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. Durante esse período, costuma-se relacionar alguns sintomas ao processo de nascimento dos dentes, como febre, diarreia, agitação, irritabilidade, salivação excessiva, coceira na gengiva, falta de sono e de apetite.
Não há consenso sobre sintomas como febre e diarreia, mais frequentes, serem diretamente provocados pelo nascimento dos dentes ou por outros processos do desenvolvimento infantil que coincidem com este período.
Algumas medidas podem ser adotadas para aliviar o desconforto da criança nessa fase.
A mastigação de mordedores ou ou alimentos duros e gelados, como cenoura ou aipo, pode auxiliar no alívio da dor e da coceira gengival.
*Hoje em dia estão sendo lançados no mercado, biscoitinho muito bons, com ingredientes adequados, nutritivos e que podem, além de serem úteis ao crescimento, propiciar alívio nas sensações e no mal estar da dentiçào aflorando.*
Dessa forma, é importante prezar pela adequada higienização dos alimentos, além de observar a reação da criança ao consumo de cada novo alimento que é adicionado à rotina.
Na dúvida, sempre consulte um profissional de saúde para avaliar a origem dos sintomas e orientar sobre a melhor conduta nessa fase.