A doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, compondo com a retocolite intestinal o grupo chamado de Doença inflamatória intestinal (DII).
Ela afeta com maior frequência a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon)., mas pode afetar todo o sistema digestivo.
*De forma muito objetiva pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer no intestino.*
Os sintomas são genéricos como: perda de peso, diarreia, vontade de evacuar repentina, cólica abdominal frequente, febre e cansaço importante.
Se a síndrome já estiver mais avançada, pode causar dores articulares, aftas, inflamação dos olhos, lesões na pele, nódulos dolorosos e avermelhados, litiase renal ou de vesícula biliar.
A doença de Crohn é crônica e sua causa é desconhecida.
Clinicamente apresenta um padrão de recorrência com fases ativas e de remissão.
A origem pode ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que afeta as defesas do nosso organismo como, por exemplo, a resposta exagerada do organismo durante alguma infecção, provocando um ataque às células do sistema digestivo.
Fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no processo desencadeante.
Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem e controlam a inflamação e os sintomas, mas não curam a doença.