A insônia é definida como a dificuldade de dormir ou de manter um sono de qualidade, impactando em curto e longo prazo na qualidade de vida da pessoa. A insônia pode ser uma condição transitória ou estar associada a alguma doença ou a hábitos inadequados, como uso de nicotina, atividades físicas intensas perto da hora de dormir e questões alimentares, que podem influenciar positiva ou negativamente.
O consumo de alimentos ricos em cafeína, como cafés e alguns chás como mate, preto e verde, pode dificultar a chegada e a manutenção de um sono de qualidade, assim como, o consumo de bebidas alcoólicas e refeições ricas em gorduras, carboidratos refinados ou pobre em proteínas.
Por outro lado, uma dieta equilibrada e o consumo de alimentos variados pode auxiliar no sono.
O triptofano, por exemplo, pode ajudar na qualidade do sono por ser precursor da serotonina e da melatonina, hormônios que contribuem para o bem-estar e o sono, respectivamente.
Por isso, vale a pena investir na ingestão de alimentos fonte do aminoácido, como leite e derivados. Chás como o de camomila e maracujá também são conhecidos pelo seu potencial calmante, podendo ser aliados na busca por uma noite de sono mais tranquila.
*Nesse aspecto, pode ser necessário formular uma receita manipulada  com uma mistura de produtos naturais, principalmente fitoquímicos, focados em induzir e manter um sono adequado.*